Os principais métodos de manejo de nematoides

24/11/2022

O uso de materiais genéticos resistentes/tolerantes e a rotação de culturas com espécies más hospedeiras de nematoides são as práticas de manejo mais eficientes e baratas em nossas condições.

O que são os fitonematoides?

Os fitonematoides são organismos microscópicos capazes de parasitar as raízes, tubérculos, caules, folhas e ou flores de plantas causando sintomas diversos dependendo do tipo de nematoses, níveis populacionais, condição climáticas e da suscetibilidade da cultura.

Quem explica é o Pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Cesar Bauer Gomes. Segundo ele, da mesma forma, o uso/plantio de material sadio em local isento ou com baixa nível populacional do nematoide-praga é importante como medida preventiva.

“No entanto, o uso de outras práticas de manejo vai depender do tipo de produção, extensão da área, da cultura e das condições do produtor em adotar a forma de controle mais adequada”, diz.

“Nesse sentido, incluem-se aí o uso de produtos biológicos (agentes de biocontrole) / químicos com registro de uso no Ministério da Agricultura para uso no solo ou em tratamento de sementes, mudas ou bulbos sadios, solarização/biofumigação do solo, incorporação matéria orgânica, uso de plantas armadilhas, dentre outras”, afirmou.

O uso dos biológicos e seus metabólitos

Atualmente mais de 30 produtos biológicos à base de fungos e bactérias estão registrados no MAPA para uso agrícola cuja eficiência vai depender do alvo e do tipo de aplicação ou veiculação.

“É importante a recomendação por um profissional da área para esclarecer a viabilidade, compatibilidade com outras medidas ou mesmo a forma de aplicação quando indicado”, alerta o pesquisador.

Cesar Bauer Gomes explica que, de uma forma geral, existe bastante informação para adoção ou uso de práticas no manejo de fitonematoides. “Porém, a sua utilização vai depender primeiramente da cultura e grau de infestação/infecção, do tipo de amostragem, diagnóstico da(s) espécie(s), mapeamento/localização dos nematoides-praga, e dos níveis populacionais no solo para adequação do que pode ser aplicado conversando com um técnico com formação em Nematologia”, ressalta.

Clique aqui